Inscrições de monitores para o programa Escolha Certa seguem até 19 de junho

As instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) estão com inscrições abertas para interessados em exercer a função de monitores no Programa Escolha Certa RS. A iniciativa tem o intuito de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de junho pelo link.

No total, estão disponibilizadas mais de 100 vagas para monitores, que vão acompanhar os estudantes inscritos no desenvolvimento de quatro componentes curriculares: Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida e Letramento Digital, com foco na capacitação para o mundo do trabalho. Cada monitor desenvolverá seis horas de atividades semanais.

Para se candidatar, é necessário ter concluído graduação ou ser acadêmico do último ano dos cursos das áreas indicadas. As instituições que compõem o Comung serão responsáveis pela formação dos monitores, por componente curricular, tanto para a condução e mediação pedagógica, quanto para o cuidado com o acolhimento e sensibilização dos estudantes para vínculo ao projeto. Para obter outras informações é possível entrar em contato pelo e-mail comung@comung.org.br.

O projeto envolve as instituições do Comung, que se organizaram entre coordenações, produção de conteúdos, videoaulas, lives, material de ensino, seleção, acompanhamento dos monitores, dentre outras demandas.

Período de atividades

A ação, que será realizada entre os meses de junho a dezembro deste ano, é destinada para os estudantes que concluíram o terceiro ano do ensino médio entre os anos de 2020 e 2021. O estudante poderá escolher se prefere cursar o Escolha Certa de forma presencial ou apenas remota. No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas. Na modalidade presencial, as aulas acontecem em cidades-polo. As aulas, presenciais ou remotas síncronas, ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h.

Ao longo do projeto, os monitores serão acompanhados pelo coordenador do respectivo componente curricular, em encontros on-line sistemáticos, para estudo dos conteúdos e atividades, alinhamento de condutas, identificação de dificuldades e gerenciamento das situações específicas.

Inscrições de monitores

As inscrições para interessados em participar como monitores ocorrem até o dia 19 de junho e estão disponíveis clicando aqui.