Livro Porto Memória está disponível na Biblioteca da UCPel

A Associação Otroporto Indústria Criativa doou para a Biblioteca Central da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) exemplares do livro Porto Memória. A publicação reconta a história da formação da região do Porto, relacionadas à atividade portuária, desenvolvimento e urbanização.

Fruto de pesquisa do arquiteto e urbanista Guilherme Pinto de Almeida, o livro aborda a transição do território da região portuária desde a presença dos povos originários, passando pelas disputas entre portugueses e espanhóis, a distribuição de sesmarias. Ainda, trata da instalação das charqueadas e da sucessão da propriedade das terras do atual cais, além da praça Domingos Rodrigues e adjacências.

A publicação conta com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei 8.313/91 e o apoio da Sagres Agenciamentos Marítimos. A edição tem tiragem de mil exemplares e vem sendo distribuída aos educandários públicos e instituições congêneres de Pelotas e Rio Grande.

Participaram da entrega o secretário executivo da Otroporto Joelson Garcia, e o pesquisador Guilherme Pinto de Almeida. A publicação foi recebida pela bibliotecária da UCPel, Cristiane Chim. O livro já está disponível para empréstimo na Biblioteca Central da UCPel.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101