Iniciativa de inclusão digital da UCPel forma nova turma de alunos

O Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania (PAIC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) forma nova turma de alunos na próxima segunda-feira (13). 34 crianças e adolescentes do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ) participaram do Curso Básico de Informática Educativa.

A cerimônia de entrega dos certificados ocorrerá no próprio instituto, às 14h30. Dentre os temas abordados pela qualificação, constaram sistemas operacionais, noções de internet e noções de uso do processador de textos. Também ocorreram sessões de cinema sobre temas voltados à informática e cidadania.

Devido a pandemia de Covid-19, o PAIC passou o primeiro semestre do ano com atividades on-line. “Felizmente, em setembro, foi possível retomar as atividades presenciais no IMDAZ. Foi um período desafiador, que exigiu de todos muita criatividade e inovação, pois nosso foco são as atividades presenciais”, explica o coordenador do PAIC, professor Fábio Raniere Mendes.

Além do docente, integram o projeto as bolsistas Gabriela Iribarren  e Patricia Lima.  Para 2022, o PAIC voltará  a disponibilizar o curso para instituições parceiras (CAPS, Escolas Municipais e Estaduais, CASEMI, Cerenepe, dentre outros) e comunidade em geral.

“O foco central do projeto é estar a serviço da pessoa e da sociedade, principalmente daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social”, explica o professor Mendes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fabio.mendes@ucpel.edu.br.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101