Ezequiel Megiato assume a Pró-Reitoria Acadêmica da UCPel

O professor Ezequiel Megiato assumirá a Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (PRAC/UCPel) no próximo quadriênio (2022/2025). Doutor em Economia, ingressou na instituição em 2012 com passagens por setores administrativos, docência e coordenação de cursos Lato Sensu. Atualmente, gerencia o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), ações extensionistas e o Núcleo de Inovação.

Conforme o novo pró-reitor, um dos objetivos da gestão será o de ampliar a integração da Católica com diversos segmentos da sociedade. “Vamos repensar currículos e pesquisas e planejá-los a partir das demandas locais. Queremos também uma extensão cada vez mais potente e presente nas comunidades periféricas”, planeja.

Na avaliação do gestor, a sinalização da reitoria com a criação de uma direção de centro acadêmico para cursos de educação a distância (EAD) mostra, da mesma forma, que a instituição está comprometida com o fortalecimento e a qualificação do modelo de ensino. 

“A direção ficará a cargo da nossa ex-pró-reitora acadêmica Patrícia Giusti, responsável por implantar o EAD na UCPel e torná-lo modelo para outras instituições”, explica Megiato. De acordo com o pró-reitor, a portaria do Ministério da Educação (MEC) de 2019 autorizando a oferta de cursos presenciais com 40% da carga horária em EAD reforça a aposta no uso da tecnologia para o ensino. 

O novo gestor acadêmico ainda pretende atuar em conjunto com o corpo docente, através do apoio e estímulo para uma maior integração com o mercado e poder público. “Queremos ser cada vez mais uma universidade que reflita as demandas da comunidade. Através da conexão entre docentes com o mesmo propósito, planejamos aumentar as possibilidades voltadas ao desenvolvimento dos estudantes, assim como da sociedade”, afirma.  

Para Megiato, a lembrança do seu nome pelo reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior é também uma homenagem ao EDR e ao trabalho realizado junto à extensão universitária. “Sempre desejei trabalhar na UCPel e ser professor. Me considero filho da instituição, aqui fiz minha graduação e pós-graduação. É minha segunda casa”. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101