UCPel prepara mais uma edição do Salão Universitário

Daqui a pouco menos de três meses a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove um dos mais importantes eventos para divulgação de trabalhos de iniciação científica, pesquisa e extensão: o Salão Universitário. Com o tema “ A situação da Universidade – ensino, pesquisa e extensão intra e pós-pandemia”, esta edição ocorre entre 26 e 29 de outubro e, a exemplo de 2020, será totalmente on-line.

De acordo com a pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti,a temática foi escolhida ao final do Salão Universitário de 2020, pensando na necessidade de trazer para este ano um pouco do aprendizado do período intra pandemia e acreditando que já seria possível refletir sobre o pós. “ A temática de 2021 quer olhar para o contexto do ensino, pesquisa e extensão pensando em tudo aquilo que se aprendeu durante o processo de pandemia e tudo aquilo que vai permanecer, alterar, trocar, mudar, no período pós- pandemia”, explica Giusti.

Aumentar número de participantes

Para este Salão a universidade trabalha com a expectativa de ampliar o número de participantes de 2020, que teve 385 inscrições confirmadas. A possibilidade de acompanhar as atividades de forma remota é um dos pontos positivos para atrair universitários, pesquisadores, inclusive de instituições de ensino estrangeiras. “Também há expectativa de aumento de participantes internos. A gente sempre provoca os nossos estudantes para que eles se envolvam cada vez mais nas ações extensionistas, de pesquisa e iniciação científica”, frisa Patrícia Giusti.

Programação e inscrições

Neste momento,a comissão científica do Salão Universitário da UCPel passou a intensificar o trabalho de organização da programação do evento. A intenção, relata a pró-reitora,  é oferecer um número maior de minicursos, com relação à edição anterior. As inscrições abrem dia 10 de agosto e se estendem até 18 de setembro, e poderão ser feitas no site do Salão Universitário da UCPel.

Redação: Alessandra Senna