UCPel integra reunião entre universidades do RS e SC sobre inovação

Representantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram de reunião entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para discutir a implantação de um ambiente ou ecossistema de inovação. Integrada por reitores universitários, a iniciativa pretende aproximar as universidades comunitárias existentes no sul do país.

Além das instituições de ensino, participaram representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

De acordo com o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Ezequiel Megiato, esse ecossistema de inovação deverá ser compartilhado entre as universidades, o que facilitará a troca de experiências. “A participação das fundações e do MCTI na reunião também foi importante para um melhor entendimento do trabalho desenvolvido pelas universidades comunitárias”, diz. 

Um dos objetivos do grupo a curto prazo será a criação de uma plataforma voltada ao incentivo e criação de um ecossistema de inovação. “Esse é um movimento de maior aproximação das universidades comunitárias de dois sistemas importantes”, avalia Megiato. Na reunião foi apresentado o site comunitarias.org.br, modelo usado pela ACAFE e que também será ampliado para uso das universidades comunitárias gaúchas.

Visita 

O EDR/UCPel recebeu recentemente a visita presencial dos representantes da Comung e  ACAFE: Jaira Puppim, secretária executiva da COMUNG e Adriano Rodrigues, da Relação Institucional e Governamental do Sistema ACAFE. Foi pauta do encontro, ocorrido em 13 de julho, a criação de uma rede de inovação e apresentação de ações já realizadas pela UCPel, como a criação de um Núcleo de Inovação e uma nova disciplina  comum de inovação vinculada a todos os cursos da área da saúde e tecnologia da informação. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101