Acadêmicos da UCPel voltam às aulas nesta segunda-feira (2)

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) começa o segundo semestre letivo de 2021 nesta segunda-feira (2). Cerca de quatro mil estudantes da graduação retornam ao modelo híbrido, com aulas teórico-práticas realizadas de forma síncrona e remota, e atividades práticas no formato presencial. No dia 9 de agosto, será a vez dos acadêmicos matriculados no stricto sensu voltarem às aulas. 

Conforme a pró-reitora acadêmica, professora Patrícia Giusti, a decisão pela manutenção do modelo híbrido leva em consideração as recomendações dos protocolos de biossegurança. “Acompanhamos as decisões e avaliamos as possibilidades de retorno presencial de acordo com as orientações do município e estado. Também analisamos o percentual de vacinação com o objetivo de diminuir possíveis riscos à comunidade acadêmica”, diz. 

Quatro novas turmas, nos cursos de Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Direito-Noturno começam as atividades neste segundo semestre. Para esse grupo, uma acolhida on-line especial fará a recepção dos acadêmicos ingressantes e apresentará a estrutura da UCPel. 

A pró-reitora acadêmica reforça a importância dos alunos confirmarem com seus professores quais serão os momentos de prática presencial. “Os cenários de aprendizagem que exigirem a presencialidade estarão preparados para receber os alunos, com todas as orientações e dispositivos de uso individual destinados a evitar riscos de contaminação”, explica.

Acolhida novos alunos 

Ingressantes dos cursos de Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Direito-Noturno terão um momento especial on-line para conhecer a estrutura da Universidade. O funcionamento de setores essenciais à jornada acadêmica, como Central de Atendimento, Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e Biblioteca terão espaço na acolhida. Informações sobre acesso à recepção serão encaminhadas diretamente aos novos alunos por e-mail.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101