Notas antigas do ENEM podem ser utilizadas para ingresso na graduação

A nota do ENEM deve ser divulgada nesta segunda-feira (29), mas, aqueles que já haviam realizado o exame em anos anteriores também devem ficar atentos às oportunidades de ingresso ao ensino superior. Instituições como a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) permitem que o estudante utilize a sua nota antiga e ainda garanta bolsas de estudos de até 100%.

Ao contrário de outros anos, o volume de estudantes que irão utilizar o resultado atual da prova do ENEM para ingressar em cursos de graduação tende a ser menor do que em edições anteriores. Isso ocorre devido aos recordes de abstenção da edição de 2020 em meio à alta da pandemia do coronavírus no país. 

Nas modalidades de Ensino a Distância (EAD) e Semipresencial da UCPel, o interessado pode ingressar com a nota antiga ou atual. Para isso, deve ter realizado a prova a partir de 2010 e ter obtido mais de 200 pontos. Dependendo da média no exame, o universitário ganha um desconto de 80% na 1ª mensalidade e uma bolsa de 10% a 100% no primeiro semestre. 

A UCPel conta atualmente com 22 cursos entre EAD e semipresenciais. Na modalidade semipresencial, as aulas teóricas são a distância, e o estudante conta com encontros presenciais para as disciplinas práticas. Já nos cursos EAD, todo o material é disponibilizado para o estudo a distância, sendo exigida a presencialidade apenas nas provas, que são realizadas no polo escolhido pelo estudante no dia da matrícula. 

Além do ingresso com a nota do ENEM, os demais processos seletivos para ingresso nas graduações EAD da instituição podem ser feitos de forma 100% on-line. Entre eles está o Vestibular On-line, que consiste em uma redação feita virtualmente a partir de um tema proposto pela instituição.  

Para aqueles estudantes que se matricularem até o dia 28 de abril, a Universidade está concedendo o benefício de 80% de desconto na primeira mensalidade dos cursos EAD e semipresenciais. Os interessados podem ver mais informações em: https://ead.ucpel.edu.br/

A UCPel possui 60 anos de experiência no mercado educacional e conta com 700 empresas parceiras para oportunidades profissionais.