Programa Conta Comigo oferece serviços voltados ao bem-estar dos colaboradores

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lançou, nesta sexta-feira (5), o programa Conta Comigo, voltado ao bem-estar físico e mental de seus colaboradores. A atividade desenvolvida pelo setor de Gestão de Pessoas ocorreu através de um encontro virtual junto aos técnicos-administrativos e os docentes da instituição.

A motivação para criar o programa surgiu a partir de relatos de colaboradores. “Devido à pandemia, percebemos uma mudança de rotina, tanto física quanto mental, que refletiu nas atividades diárias do trabalho”, comenta a psicóloga e gerente de Gestão de Pessoas da UCPel, Aline Duarte.

O Conta Comigo visa promover o equilíbrio entre corpo e mente através de três serviços: auxílio psicológico; mindfulness; e ginástica laboral. A estrutura do programa é flexível, podendo incluir outras atividades conforme necessidade e adesão do público.

Os benefícios das práticas oferecidas, segundo Aline, vão desde harmonia com as atividades desempenhadas, maior produtividade e concentração nas tarefas até redução de estresse, ansiedade e dores no corpo. O site do programa oferece mais detalhes sobre cada um dos serviços oferecidos e a forma de participar ou solicitá-los.

O auxílio psicológico é realizado pelas psicólogas organizacionais da Gestão de Pessoas, Giule Rosa e Fernanda Coelho. Interessados devem preencher formulário para requerer o serviço. Já o treinamento de mindfulness, que envolve técnicas de relaxamento, concentração e meditação, será oferecido pela psicóloga do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), Marília Souza, com encontros todas as quartas-feiras, às 14h. A ginástica laboral fica sob responsabilidade dos alunos do curso de Fisioterapia e deve ser iniciada em março.

Redação: Max Cirne