Comunicado sobre adaptação aos protocolos da Bandeira Preta no RS

A Universidade Católica de Pelotas, seguindo as recomendações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que passará a exigir protocolos de segurança da Bandeira Preta, segundo o Modelo de Distanciamento Controlado, a partir desde sábado (27/02/2021) e pelo menos até (7/03/2021), informa as medidas que serão adotadas pela instituição e pelas demais empresas que compõem o Grupo APAC, a fim de reduzir a transmissão do coronavírus:

– Estão suspensas temporariamente todas as atividades práticas presenciais programadas para as turmas do 1º ao 4º ano do curso de Medicina.

– Seguem ocorrendo normalmente apenas as atividades práticas presenciais que envolvem os acadêmicos do 5º e 6º ano do curso de Medicina.

– Ficam igualmente mantidas as atividades práticas dos estágios finais dos cursos de graduação da área da saúde.

– O atendimento em sistema de plantão que vinha sendo realizado pelo Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) está suspenso.

– Todas as turmas dos demais semestres, tanto dos cursos do Centro de Ciências da Saúde, do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas e do Instituto Superior de Formação Humanística, continuarão tendo acesso a atividades teórico-cognitiva por meio remoto, como já vinha ocorrendo desde o começo do atual semestre letivo.

– Apenas a entrega emergencial de documentos, através de e-mail, será mantida pela Central de Atendimento. A solicitação e o recebimento presencial ficam suspensos no período de vigência da Bandeira Preta.

– A entrega das agendas institucionais para alunos e colaboradores está mantida nesta sexta (26/02/2021) conforme programação prévia. Está cancelado, no entanto, o Drive Thru no Campus da Saúde programado para ocorrer no dia 01/03/2021. Novas datas serão organizadas e comunicadas tão logo seja possível.

– No que diz respeito ao Centro da Criança São Luiz Gonzaga, a escola informa que manterá o atendimento presencial, em regime de plantão, levando em consideração a necessidade particular de cada família que depende do serviço, e continuará dando suporte remoto às demais.

– No Hospital Universitário São Francisco de Paula, as atividades administrativas que não são essenciais ao funcionamento da área de assistência devem ocorrer remotamente, segundo modelo de rodízio, plantão e teletrabalho já adotado.

– Por se tratar de serviço essencial, as atividades da Rádio Universidade estão mantidas de acordo com escala e organização a cargo da própria emissora.