Vestibular on-line da UCPel ocorre neste domingo (13)

Neste domingo (13), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) fará seu processo seletivo voltado aos cursos de Medicina e Odontologia. Devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus, a prova será realizada no formato on-line para todos os candidatos. O curso de Medicina terá 15 candidatos na disputa por uma vaga e o curso de Odontologia terá três candidatos por vaga.

Dividida em duas etapas, a prova ocorrerá das 8h às 10h com 24 questões de múltipla escolha referentes às disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia); e das 11h às 13h, para elaboração de uma redação e resolução de seis questões de múltipla escolha voltadas à Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira.

Para que os candidatos pudessem se familiarizar com o ambiente virtual de prova antes do Vestibular, foram disponibilizadas datas para a realização de um simulado. Candidatos inscritos e que não participaram desta etapa, receberão um email com as indicações para instalação do programa.   

Assim como a prova presencial, o processo seletivo on-line exige cuidados, todos descritos no Manual do Candidato. Para a realização da prova, o candidato deverá ficar isolado de outras pessoas e escolher uma sala silenciosa e iluminada. 

Deverá também estar conectado on-line 60 minutos antes do começo da prova, portando um documento de identidade com foto e o CPF (que não pode ser a versão digital, visto não ser permitido o uso de celulares durante a prova). Será permitido o uso de uma caneta esferográfica, uma folha de ofício em branco e uma garrafa de água de material transparente.    

Segurança      

Durante a realização do processo seletivo, os candidatos serão monitorados por um software de inteligência artificial e também por fiscais remotos de sala, através de imagens captadas pelas câmeras dos computadores de cada candidato. De acordo com o coordenador do Vestibular, professor Fabian Primo, a associação da tecnologia com a fiscalização humana amplia a capacidade de identificação de possíveis anormalidades.       

Ao entrar no ambiente virtual de prova, o software bloqueia o computador, impossibilitando o acesso à internet e a outros programas. Microfone, câmera, tela, teclado e mouse passam a ser registrados. A ferramenta ainda sinaliza quando o candidato não está olhando para a tela, assim como identifica sinais eletrônicos emitidos por outros aparelhos ou a interrupção de terceiros.     

Resultado 

As questões da prova estarão à disposição dos candidatos no dia 13 de dezembro, a partir das 16h, no site www.ucpel.edu.br/vestibular. O gabarito da prova também será divulgado na Rádio Universidade (ZYK 273 – 1160kHz). 

A documentação para a efetivação da matrícula dos aprovados nos cursos de Medicina e Odontologia deverá ser enviada das 14h do dia 4 de janeiro de 2021 até as 18h do dia 5 de janeiro pelo link https://forms.gle/wvdaVe9YBQ862Q7W6. Após esta data, os demais candidatos classificados poderão ser chamados para o preenchimento de possíveis vagas remanescentes através de edital. 

Mais informações podem ser obtidas através deste link https://vestibular.ucpel.edu.br/matricula/ e pelo  e-mail matrícula@ucpel.edu.br.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101