Dom Ricardo Hoepers recebe Medalha do Mérito Farroupilha

O bispo da Diocese de Rio Grande e diretor do Instituto de Formação Humanística da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Ricardo Hoepers, recebe nesta quarta-feira (16), a partir das 17h, a Medalha do Mérito Farroupilha. A maior honraria do parlamento gaúcho será concedida pelo deputado Fábio Branco. 

Devido a pandemia, a cerimônia ocorrerá na Catedral de São Pedro, em Rio Grande, com transmissão pelos canais digitais da Diocese do Rio Grande e pelo perfil do deputado no Facebook. Logo após, a partir das 18h, haverá uma missa de Ação de Graças em celebração aos 50 anos do bispo, que também comemora aniversário na data. Não será permitido acesso ao público na Catedral.    

Para Hoepers, a condecoração será encarada com grande responsabilidade e compartilhada com toda a comunidade da Diocese. “Ao recebê-la, trarei comigo todos os colaboradores e todas as forças vivas que se dedicam de corpo e alma para o bem do próximo e com as quais eu compartilho a alegria de servir o povo de deus”, diz.

De acordo com o deputado Fábio Branco, a entrega da medalha será uma forma de reconhecimento à atuação de Dom Ricardo. “Ele é uma figura carismática, abençoada e sempre  cheia de vigor para fazer o bem ao próximo. Por isso, convido a todos a prestigiar a homenagem”, escreveu em seu perfil nas redes sociais. 

 

Honraria

A Medalha do Mérito Farroupilha foi criada para homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do parlamento gaúcho. Conforme o bispo, a honraria servirá ainda para reafirmar e renovar o seu compromisso em servir. 

“Faço das palavras do papa Francisco as minhas: ninguém pode enfrentar a vida isoladamente, precisamos de uma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar para a frente. Como é importante sonhar juntos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a sua própria voz, mas todos irmãos”, diz.     

 

Conheça Dom Ricardo Hoepers

Dom Ricardo Hoepers é natural da cidade de Curitiba, no Paraná. Foi ordenado sacerdote em 1999 pelo arcebispo Dom Pedro Fedalto e nomeado bispo da Diocese do Rio Grande pelo Papa Francisco em 2016. Desde 2017, é diretor do Instituto de Formação Humanística da Universidade Católica de Pelotas. 

Ainda no estado, tem atuação na Referencial da Promoção e Defesa da Vida, na Pastoral da Saúde, na Pastoral da AIDS e na Pastoral da Sobriedade no Regional Sul 3 da CNBB. É criador e coordenador do Observatório de Bioética do Regional Sul 3 da CNBB. Na Diocese de Rio Grande coordena o Projeto do Quinquênio, responsável pelo Jubilar da Diocese que será celebrado em 2021.    

Nacionalmente, Hoepers é referência na área de bioética.  Atualmente preside a Comissão Episcopal e Pastoral para a Vida e Família da CNBB, é membro do Conselho Permanente da CNBB e presidente da Comissão de Bioética da CNBB, cargos que ocupará até 2023. Quando representante da Santa Sé do 3º Encontro das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, recebeu a Medalha Cooperatores Veritatis do Papa Bento XVI. 

Academicamente, possui mestrado (com especialidade em Bioética) e doutorado em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana, Roma, Itália; mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; especialização em Bioética pela Faculdade São Camilo, São Paulo; especialização em Linguagem e Catequese Especial, Instituto Monsenhor Raspanti, Argentina; e graduação em Teologia pelo Studium Theologicum e em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná.

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101