TV UCPel cria site exclusivo para divulgação de acervo digital

A Universidade Católica de Pelotas disponibiliza o acervo da TV UCPel através de um site exclusivo. O projeto faz parte de um pacote de renovação do site de toda a Universidade, e disponibiliza on-line as produções de vídeo antigas e atuais da programação. Para conferir, basta acessar: https://tv.ucpel.edu.br.

Matérias de diferentes temas e períodos estão sendo digitalizadas e colocadas à disposição no site. “O objetivo é disponibilizá-los para que quem esteve envolvido ou quem gosta dos nossos materiais possa ter acesso fácil a eles” explica Alisson Assumpção, gestor da TV UCPel e do Núcleo Audiovisual do setor de comunicação. Foram divididas quatro categorias para postagem dos conteúdos, de modo a facilitar a busca. São eles: Esporte, Institucional, Notícias e Variedades.

Na categoria Esportes, estão matérias e as edições completas do programa Giro Esportivo, que integrou a programação da TV UCPel nos últimos anos. Dentro da aba Institucional, é possível acompanhar o programa Drops UCPel, um informativo rápido sobre os acontecimentos da semana na Universidade, assim como lives e vídeos sobre as atividades dos cursos de graduação. Na aba Notícias, há toda programação do UCPel notícias, enquanto em Variedades, estão as webséries e demais vídeos de cunho cultural.

Experiência

Ao longo dos anos, muitos alunos do curso de Jornalismo contribuíram para a construção da TV. Foram eles os responsáveis pelas reportagens que iam ao ar toda a semana, no canal 7 da Viacabo e 15 da NET. Renan Santos, atualmente no 8º semestre de Jornalismo, estagiou durante dois anos como parte da equipe e mantém muito carinho das memórias adquiridas. “Fiz majoritariamente pautas esportivas, mas também fiz muitas matérias de assuntos gerais, ligados a projetos da Universidade”, conta Renan, que atualmente faz estágio no Diário Popular e na Rádio Universidade 1160 AM.

O site da TV UCPel é mais uma plataforma que serve como propagação em vídeo das atividades produzidas dentro da Universidade, como já ocorre no Youtube, no Facebook e no Instagram. “Fico bem feliz que a plataforma vai ser consolidada. É importante para os alunos que estão chegando e aqueles que passaram poderem ter acesso aos seus trabalhos”, complementa Renan.

Redação por: Rafael Mirapalheta