UCPel retoma atividades acadêmicas práticas a partir desta segunda-feira (15)

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) retoma de forma gradual as atividades acadêmicas práticas e de estágios presenciais a partir desta segunda-feira(15). Três calendários acadêmicos distintos serão executados para 38 cursos de graduação, de lato sensu e de stricto sensu. Um protocolo de biossegurança foi criado cumprindo todas as recomendações do Decreto Municipal 6.282/2020, de 10 de junho de 2020, para garantir a segurança da comunidade acadêmica. As medidas adotadas no Plano Gradual de Retorno das Atividades Acadêmicas Práticas e de Estágio atendem também às determinações expressas na Portaria Conjunta da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, sob o Nº01/2020.

:: Confira aqui a apresentação visual do plano

Até 20% de alunos, professores e técnicos da UCPel retomam as atividades na segunda-feira (15). A partir do dia 27 de junho, o percentual sobe para até 35%, e, em 13 de julho, para 75%. Entretanto, estudantes que não se sentirem à vontade no retorno das atividades presenciais podem preencher formulário disponível no SAPU. Será possibilitado retorno posterior, respeitando a data limite para integralização das práticas, estabelecido em 7/8 para turmas do 1º ao 4º de Medicina e em 1º/8 para os demais cursos.

O Calendário Acadêmico A prevê o acréscimo de uma semana (6/7 a 11/7) de aulas para 8 cursos presenciais de graduação, incluindo 5º e 6º da Medicina, 18 cursos EAD, cursos Lato e Stricto Sensu. Já o Calendário Acadêmico B terá acréscimo de três semanas (11/7 a 1º/8) de atividades práticas e estágios para 10 cursos de graduação. O Calendário C, para 1º ao 4º ano da Medicina, terá o acréscimo de 4 semanas (11/7 a 7/8 e de 30/11 a 5/12).

Alunos que retornarem de outros estados ou de outros municípios do Rio Grande do Sul precisarão observar a quarentena obrigatória de 14 dias recomendada pela Prefeitura de Pelotas. Para integrantes do grupo de risco serão adotados procedimentos específicos, com acompanhamento em regime domiciliar mediante apresentação de atestado médico.

Protocolos de biossegurança

Para todos os alunos em atividades práticas será garantido equipamentos de proteção individual necessários para a segurança. Haverá instalação de comunicação nos Campi indicando as regras de distanciamento, etiqueta respiratória e higiene; diminuição de mesas e cadeiras em sala de aula para garantir o distância de 1,5 metro entre pessoas; disponibilização de álcool gel em salas e corredores, aferição de temperatura por meio de termômetro eletrônico infravermelho, entre outras medidas que constam no plano.

Todos os ambientes da UCPel terão sua limpeza intensificada conforme notas técnicas sanitárias; superfícies de toque serão higienizadas antes das atividades e a cada duas horas. Também será garantida a testagem de alunos e colaboradores sintomáticos, entre outros cuidados. Para ingresso nos Campi, é obrigatório o uso de máscara.

O protocolo completo de biossegurança pode ser acessado aqui, no documento com a íntegra do Plano de Retomada Gradual de Atividades Práticas e de Estágio.