Programas de Extensão da UCPel terão novo espaço no youtube

Na próxima quarta-feira (24), ocorre via Youtube o lançamento do novo projeto da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Quartas da Extensão. Voltadas para apresentar as ações presenciais da Universidade em bairros da cidade e em municípios vizinhos, as lives serão uma forma de também dar protagonismo aos estudantes e professores responsáveis pelas iniciativas que momentaneamente estão suspensas. 

Abre o cronograma de apresentações extensionistas o Projeto Horizontes. Na edição adaptada para o formato on-line, a atividade mostrará alternativas para cuidados com o corpo e mente. Esse encontro ocorrerá excepcionalmente às 19h; os demais das Quartas da Extensão ocorrerão sempre às 18h. 

De acordo com o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Ezequiel Megiato, o novo projeto Quartas da Extensão mostrará os resultados obtidos por programas e projetos, especialmente em um momento de dificuldade presencial devido às restrições impostas pela Covid-19. “Além de divulgar os projetos, queremos dar ênfase à participação dos alunos”, completa.

Os encontros semanais ainda serão mais uma forma de dar prosseguimento ao debate sobre a curricularização dos projetos de extensão. Atualmente, a UCPel possui sete programas de extensão divididos em 19 projetos. Cerca de 136 alunos voluntários, 87 alunos bolsistas e 100 docentes estão envolvidos em ações de áreas como saúde, habitação, direitos e educação.      

“As atividades de extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UCPel são uma forma de materializar os valores da Instituição”, avalia Megiato. O cronograma com a ordem semanal de apresentação dos projetos está sendo finalizado e em breve será divulgado. O próximo encontro ocorre no dia 1º de julho. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101