Comunidade acadêmica usa tecnologia como aliada na manutenção das atividades

A epidemia do novo coronavírus provoca mudanças no comportamento, no consumo e nas relações sociais. Uma das áreas mais afetadas, o trabalho, vem sofrendo adaptação à manutenção das atividades. Neste cenário, as atividades remotas vêm desafiando, mas também despertando a criatividade de professores, funcionários e acadêmicos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). As atividades mediadas por tecnologia estão mantidas desde o período inicial da quarentena. Os atendimentos antes presenciais deram lugar ao “home office” para que as aulas continuem assim como o semestre letivo. 

É através de notebooks, computadores e celulares que a comunidade acadêmica da Católica vem superando o distanciamento. A acadêmica de psicologia, Laura Barzoni, avalia que a dificuldade inicial não perdurou por muito tempo. “Após conversas com colegas, coordenadora do curso e professores, pude ver que não estava sozinha. Minha experiência de ter um canal aberto de comunicação foi de suma importância para que pudéssemos construir juntos um método que respeite a todos”, avalia.  

Do outro lado da tela, no papel de docente, a criatividade é provocada constantemente. “É importante que o local de trabalho tenha a nossa cara, que seja um ambiente acolhedor, que nos aproxime dos nossos dias em sala de aula, que na verdade é uma sala de aula, só que uma forma digital”, compartilha a professora da UCPel, Janaína Motta. 

Docente nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa e Epidemiologia, Janaína enfatiza que vivenciar a pandemia é um momento mais do que oportuno para mostrar a importância das duas áreas. “Eu friso com eles o valor da epidemiologia e da pesquisa. Costumo enfatizar que a pesquisa é maior que a opinião, sempre”, salienta.

Adaptação no atendimento

Assim como a área acadêmica, a equipe administrativa também modificou a rotina para permanecer atendendo demandas de alunos, professores, comunidade e prestadores de serviço. De acordo com a gerente geral de Recursos Humanos do Grupo APAC e da UCPel, Magda Westermann, é preciso ter muita disciplina para organizar as tarefas dentro do horário de trabalho estabelecido, além de criatividade para encontrar alternativas na solução de problemas de atendimento. 

No núcleo de Recursos Humanos na UCPel, em torno de 35% dos atendimentos costumam ser feitos de forma presencial. “Durante o período de quarentena, estamos concentrando os esforços para contornar as dificuldades e manter o nosso nível de atendimento com excelência”, informa a gerente. E para que isso ocorra de forma eficaz e ágil, grupos de WhatsApp viraram canais de comunicação oficiais das equipes para a rápida troca de informação.

Para além da adaptação na rotina de estudos e de trabalho, o período de quarentena ainda vem sendo propício para demonstrar a união no enfrentamento de problemas. “Resiliência, solidariedade e reforço da união estão bastante presentes e acabam deixando este momento de ansiedade um pouco menos assustador. Está sendo de troca e de aprendizado para todos”, finaliza Magda. 

Diferenças entre EAD e atividade remota 

Apesar de ambas utilizarem a tecnologia, são muitas as diferenças entre ensino a distância (EAD) e atividade remota. No EAD, o ensino ocorre durante todo o curso a distância, e esta é uma escolha feita pelo estudante. O professor conduz a disciplina e o tutor dá suporte ao aluno no ambiente virtual de aprendizagem. Também existe grande flexibilidade de tempo, espaço de estudo e metodologia própria de ensino. 

Já a atividade remota é uma medida extraordinária autorizada pelo Ministério da Educação devido à pandemia do coronavírus e por tempo determinado. Nesse formato, o professor titular da disciplina atua e interage com seus alunos pela internet e todos estão conectados ao mesmo tempo em um mesmo ambiente virtual. As aulas remotas ocorrem no mesmo dia e horário da presencial. A metodologia segue a mesma do regime presencial, adaptada temporariamente para o modelo remoto. O professor registra a presença na sala virtual, exatamente como na normal. 

 

Redação: Iago Fernandes