Núcleo da UCPel garante acessibilidade à comunidade acadêmica

Responsável por garantir acessibilidade à comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Núcleo de Acessibilidade alterou sua constituição. A partir de junho, três subnúcleos passam a ser encarregados de planejar, desenvolver e garantir a execução das demandas da instituição.
Composto por oito profissionais, a intenção é uma formação multiprofissional, conforme explica o coordenador dos trabalhos do Núcleo, engenheiro Maurício de Leoni Godoi. “O objetivo é que cada um, com sua expertise, contribua com um dos subnúcleos: Arquitetônico, Metodológico e Programático”, diz.
O primeiro subnúcleo, Arquitetônico e Transporte, tem como responsabilidade proporcionar e pensar a mobilidade e acessibilidade estrutural da Universidade; o segundo, Metodológico, Digital, Comunicação, Atitudinal e Instrumental desenvolve as habilidades dos alunos; e o terceiro, Programático, é encarregado das salas de aula, currículo e conteúdo abordado nas disciplinas.
Desde a criação do Núcleo, entre 2013 e 2014, a UCPel investe em melhorias na estrutura do Campus I – foco inicial de ações – segundo afirma Godoi. “Hoje contamos com piso tátil em vários andares, adequação de elevadores, rampas e obras na biblioteca”, exemplifica o engenheiro. Além disso, outro grande avanço adquirido é a sala 318C. O espaço dispõe de livros em Braile, monitores maiores e sistema com voz para atender demandas específicas de cada aluno.
Até o final de 2018, o grupo pretende também adequar o Prédio Santa Margarida. O coordenador do Núcleo conta que o projeto foi desenvolvido pelo Escritório Modelo, porém ressalta o fato de ser um edifício inventariado. “Apesar de não ser possível realizar todas as adequações, as obras ocorrerão de forma estratégica para comportar melhor o fluxo de pessoas”, explica.
Todas as ações propostas pelo Núcleo de Acessibilidade partem de demandas de professores e alunos. “O núcleo é um elo entre as partes, com objetivo de oportunizar uma vivência universitária adequada à comunidade acadêmica”, frisa o coordenador. Sugestões e indicações podem ser feitas pelo e-mail nucleo.acessibilidade@ucpel.edu.br.
As reuniões do grupo ocorrem mensalmente. Integram o Subnúcleo Arquitetônico os profissionais Marco Antônio Moreira e Maurício de Leoni Godoi. O subnúcleo Metodológico é composto por Anelise César Neves, Ieda Lourdes de Assumpção, José Jadmir dos Santos e Giule Mendes da Rosa. O terceiro subnúcleo, Programático, conta com Morgana Blaz da Rosa e Izaura Virgínia Oliveira.
Redação: Piero Vicenzi