DCE da UCPel promove Cine Debate sobre violência feminina

Em alusão ao Mês da Mulher, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove o “Cine Debate: Quem matou Eloá?”. O evento será na sexta-feira (16), a partir das 17h30min, na Capelania. Aberto para todos os estudantes, a atividade conta com o apoio do Projeto de Extensão Relações Étnico-Raciais na Sociedade Brasileira e da Capelania Universitária.
De acordo com a integrante da coordenação geral do DCE, Tayna Oliveira, abordar a violência feminina na Universidade é fundamental devido a existência de inúmeras formas de agressão ocorridas em diversos âmbitos da sociedade. “Um número alto de meninas já sofreu algum tipo de violência. Precisamos debater para que elas não se sintam culpadas”, comenta.
Na avaliação da coordenadora, qualquer profissional pode se deparar, de forma direta ou indireta, com situações de violência contra a mulher, por isso a importância de refletir sobre a temática.
O documentário “Quem matou Eloá?” será o ponto de partida para o debate. O filme faz uma análise do sequestro da jovem Eloá Pimentel que, em 2009, foi mantida refém durante cinco dias pelo seu ex-namorado. De forma crítica, o documentário busca revelar um dos motivos pelo qual o Brasil ocupa o quinto lugar do ranking de países que mais matam mulheres.
O Cine Debate integra a proposta do Diretório de organizar atividades mensais. Ainda na programação do Mês da Mulher, na quinta-feira (15), o grupo promove a “Mateada das Gurias”. A partir das 17h, os estudantes que passarem pelo saguão da UCPel terão erva-mate e água quente à disposição. Durante a atividade, o DCE irá divulgar o Cine Debate e distribuir panfletos sobre as lutas femininas.

Redação: Piero Vicenzi