Egressos da UCPel comemoram 50 anos de formatura do curso de Ciências Econômicas

Há 50 anos eles iniciaram os estudos na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) como acadêmicos do curso de Ciências Econômicas. Para celebrar a data, os economistas graduados em 1967 retornam à Instituição nesta segunda-feira (18) para solenizar o momento com missa e descerramento de placa comemorativa ao cinquentenário de formatura. 
 
De modo geral, a profissão do economista mudou notavelmente durante este período. Hoje em dia, conforme explica Samir Hallal, que compõem a lista dos formandos de 1967, com o decorrer do tempo a política econômica brasileira se modificou e ficou muito mais complexa. “Na época em que nos formamos, a atuação do economista era diferente. As complexidades sociais que hoje existem e a inserção global no Brasil fez com que a profissão se tornasse diversificada e mais abstrusa”, justifica.  
 
Com orgulho de retornar a UCPel, o ex-docente da Instituição, professor Gilberto Treptow, considera a ocasião como um momento importante. “Será a oportunidade de recordar o passado que está na memória de cada ex-aluno. Vai ser gratificante”, disse. 
 
Durante o encontro, às 18h ocorrerá uma Missa de Ação de Graças na Capela da UCPel, localizada no interior no Campus I. Logo após, às 19h, no Saguão do Campus I, será realizado o descerramento da placa comemorativa.
 
O curso de Ciências Econômicas é considerado o embrião de todas as graduações da UCPel. Suas atividades começaram em 1937 devido a iniciativa dos professores irmãos Lassalistas. Em 1951, o então Bispo Diocesano Dom Antônio Zattera começou a articular a criação de uma faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para o município. Nove anos mais tarde, em 1960, a UCPel foi fundada oficialmente.
Redação: Alisson Lopes