UCPel e Casemi viabilizam a entrega de computadores para inclusão digital

O Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania da Universidade Católica de Pelotas (PAIC/UCPel), em parceria com a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, realizou neste mês uma ação para beneficiar um programa educativo voltado a jovens participantes do Centro de Atendimento Semiliberdade (Casemi). Por meio da iniciativa foi realizada a entrega de computadores recondicionados pelo PAIC e que agora ganham utilidade nas oficinas de informática oferecidas no local. 
Além da entrega, a parceria proporcionou diversas atividades na própria sede onde funciona o centro. Futuramente, o projeto irá beneficiar os jovens com aulas de inclusão digital, noções de hardware e noções de manutenção de computadores. A proposta, segundo o coordenador do projeto, professor Fábio Raniere, surgiu após a verificação, por parte da equipe de trabalho, de que os equipamentos disponíveis no local apresentavam diversos problemas técnicos, alguns sem as mínimas condições de uso.
Para o psicólogo que atua no Centro de Atendimento Semiliberdade, Alessandro Santos, a parceria é extremamente importante para a ressocialização dos jovens que frequentam o Centro. “Com o tempo eles estarão aptos para entrarem no mercado de trabalho, além de proporcionar condições de sociabilidade efetiva e uma rotina diária de convivência”, explica. 
Estavam presentes na solenidade da entrega, o docente Fábio Raniere, o bolsista de extensão, Heber Silva, o psicólogo do Casemi, Alessandro Santros, a coordenadora do Casemi, Michele Mazzetti e o educador social Sandro Peres.