RU comemora os 50 anos com atividades voltadas para a comunidade

Como é comum no dia a dia da Rádio Universidade (RU), a comemoração dos 50 anos da emissora está sendo repleta de informação e interação com a comunidade. O largo do Mercado Central foi palco para reunir a festividade que ofertou diversos serviços sociais e apresentações artísticas para a população na tarde de terça-feira (25). Jantar festivo, programa especial do Pelotas 13 horas no Café Aquários, Sessão Solene na Câmara de Vereadores, Missa celebrativa dos 50 anos na Catedral Metropolitana e passeio ciclístico integram a programação que prossegue até domingo (30). 
Apostos para atender a comunidade, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) esteve presente na ação que ocorreu no largo do Mercado. Avaliação nutricional, verificação da pressão arterial e teste de glicose e hepatite foram ofertados à população. Alguns cursos da UCPel também prestaram atendimento através da orientação de higiene bucal, massagem e orientação de postura.O Serviço de Assistência Judiciária através do projeto Direito na Rua sanou dúvidas dos participantes sobre direitos. As apresentações artísticas ficaram por conta do grupo Encanto Cigano (Cetres/UCPel), roda de samba e o lançamento de um samba enredo em homenagem a rádio cinqüentenária. 
Visitante na cidade, a cabeleireira Andréia Barbosa, prestigiou e utilizou os serviços oferecidos no largo Edmar Fetter. A moradora de Bagé verificou a pressão arterial e fez o teste de hepatite C. “Não sou hipertensa, mas como estava passando pelo local resolvi não desperdiçar a oportunidade de prevenção. Acho interessante este tipo de atividade que beneficia a comunidade, além do ótimo atendimento que me ofertaram”, afirma. 
Para o coordenador de jornalismo da RU, Edson Luis Planella, o evento se tornou grandioso pela oportunidade de aproximar o ouvinte da emissora e por conseguir receber pessoas que fizeram parte destes 50 anos. “Estamos vivendo um momento histórico por reunir em um único local colegas que hoje trabalham em outras emissoras, mas que ajudaram a construir a nossa trajetória”, comenta. 
Na quarta-feira (26), a recepção da RU ganhou uma nova placa alusiva aos 50 anos. Junto ao quadro de seu fundador, Dom Antônio Zattera, e do arcebispo e chanceler da Universidade, Dom Jacinto Bergmann, a homenagem marca ainda os desafios que estarão por vir nas próximas décadas. No momento do descerramento da placa, o diretor da rádio, padre Plutarco Almeida, destacou que serão muitos os obstáculos que virão. “Vamos construir uma nova Rádio Universidade e esse processo vai exigir um pouco da paciência do nosso ouvinte. Essa transição será para melhor”, comentou.
O reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, frisou que a nova placa na sede da RU marca uma homenagem a todos que passaram pelo local e sinaliza o início de uma nova emissora, especialmente pela transição da RU da faixa AM (Modulação em Amplitude) para FM (Frequência Modulada). “Essa transição possibilitará acesso a um novo mercado. Nosso esforço permanece sendo a necessidade de manter viva a identidade dada por Dom Antônio Zattera”, avaliou. 
Ainda na quarta-feira (26), às 20h, um jantar festivo ocorre na Associação Comercial de Pelotas. A confraternização reunirá funcionários, autoridades da UCPel e da Arquidiocese de Pelotas, associações de classe, lideranças comunitárias, classes políticas e público ouvinte.
Na quinta-feira (27), a comemoração segue com a transmissão ao vivo dos Programas Pelotas 13 Horas e Conexão RU diretamente do Café Aquários, entre 13h e 17h30.Na sexta-feira (28), o Bom Dia RU será transmitido diretamente da Câmara de Vereadores e logo após uma sessão solene irá homenagear a data. Na Catedral Metropolitana de Pelotas, às 18h30, ocorrerá a celebração dos 50 anos, que lembrará a essência religiosa da Rádio Universidade. No domingo (30), às 9h30, um passeio ciclístico com saída da sede da RU encerra as festividades.

Redatoras: Rafaela Rosa e Rita Wicth – MTB 14101

foto da notícia