UCPel volta a sofrer com perturbação em frente ao Campus I

Com o retorno às aulas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no dia 06 de fevereiro, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) voltou a sofrer com a baderna em frente ao Campus I. Música alta, consumo de bebidas alcoólicas, venda e consumo de drogas ocorrem em plena rua, gerando insegurança nos moradores da região e dificultando o trânsito na Rua Gonçalves Chaves, entre as Ruas Dom Pedro II e Três de Maio. 
Na noite do dia 08 de fevereiro, acadêmicos do curso de Agronomia fixaram faixas de eventos futuros e fizeram até um churrasco na via pública. Estacionamento de diversos veículos em local proibido também ocorreu. Para diminuir a baderna, foi necessário o acionamento da Brigada Militar e Agentes de Trânsito para realizar uma fiscalização.
Antevendo o problema, a UCPel entregou para a Reitoria da UFPel, Brigada Militar, Ministério Público Estadual, Gabinete da Prefeitura Municipal de Pelotas, Presidência da Câmara de Vereadores, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Trânsito, uma correspondência transmitindo a preocupação da volta da baderna em frente ao Campus I.  
A Católica tem estabelecido diálogo com organismos de regulação para buscar alternativas a fim de combater os excessos em frente às suas dependências. Esse relacionamento tem resultado em ações efetivas envolvendo órgãos competentes, como Ministério Público, Secretaria de Gestão Urbana e Brigada Militar, o que têm contribuído no auxílio à segurança pública. 
A UCPel tem, também, participado das diversas ações e discussões que envolvem o tema, incluindo audiências públicas na Câmara de Vereadores. Tramita no Legislativo um projeto de lei que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas nas proximidades de instituições de ensino superior.

foto da notícia