UCPel estimula arte livre em evento de grafite

Quem passar pela esquina da rua Félix da Cunha com Dom Pedro II vai se deparar com um novo cenário. A 7ª edição do Spraysons, promovida pelo artista pelotense Bero Moraes, em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), deu uma nova cara ao muro do prédio Santa Margarida. A ação, realizada no domingo (08), reuniu cerca de 25 grafiteiros.
(Clique na imagem para ver mais fotos)
O mural foi dividido em espaços, preenchidos individualmente pelos artistas com diferentes inspirações. Ao mesmo tempo, cada grafiteiro foi colorindo o muro com sua arte. Além de cores, o dia foi repleto de interação entre os participantes e com a comunidade, que ao passar pelo local parava para prestigiar e entender mais da arte. 
No painel de GuiNR, conhecido pela criação do personagem Narigas, as cores vibrantes chamam a atenção. Segundo ele, carros e fios dialogam com a população diariamente e o colorido ameniza o tom cinza do cenário urbano. Ser reconhecido pelas linhas e cores faz parte do conceito de suas obras. “Coloquei no grafite um pouco do que eu gosto e quero ter por perto, como um mundo colorido cheio de flores”. 
O futebol local não ficou de fora. Na criação de Tiago Winks, os mascotes da dupla Brapel representam a volta do clássico a Pelotas. “Ao fazer essa brincadeira com o futebol, reforço o pedido de paz nos estádios. Porém, nem todos os painéis têm um significado ou buscam transmitir uma mensagem. De acordo com o artista Ges, que há 15 anos trabalha com grafite, limitar a imaginação das pessoas é limitar a arte. “Gosto de deixar livre para a interpretação individual”.
O Spraysons promove a arte livre pelas ruas. Idealizado por Moraes, busca integrar os aristas locais e divulgar a arte através de murais espalhados pela cidade. Na visão dos artistas, o evento ainda estimula a criatividade. “A atividade fortalece a cena do grafite, nos mantêm ativos e mostra para a comunidade que a categoria é unida e tem qualidade no que desenvolve”. 
Redação: Manuelle Motta

foto da notícia