UCPel sedia evento sobre prevenção da violência em Pelotas

O Código de Convivência proposto pela Prefeitura Municipal de Pelotas ganhou apoio de diversas autoridades durante o 1º Fórum Municipal de Prevenção da Violência Escolar. O evento sediado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apresentou novas estratégias para o combate à violência e o resgate de jovens em situação de risco.
Anfitrião do evento, o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, lembrou que a Universidade sempre foi uma casa de discussões. “Nos últimos seis anos temos trabalhado em prol da nossa cidade e da comunidade para nos tornamos também a casa das grandes soluções”, mencionou.
Bachettini ainda relatou as dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica devido a baderna diária que ocorre em frente ao Campus I. “A UCPel hoje vive sitiada por uma pseudoliberdade do seu entorno, impedindo que o processo educacional aconteça de forma adequada” explicou. De acordo com o representante da Católica, chegou o momento de colocar em prática todas as ideias que contribuam para a criação de uma cidade melhor. 
Representando o Ministério Público, o promotor de Justiça Paulo Roberto Charqueiro elogiou a iniciativa de realização do Fórum Municipal devido a visibilidade que o evento dará para os conflitos vivenciados nas escolas. “Discutir o Código de Convivência é vergonhoso para o município porque demonstra que não aprendemos a conviver”, avaliou. Conforme o promotor, o Código pode ter imperfeições, mas sua proposta é importante por propiciar aos pelotenses a sua discussão. “Nós não sabemos conviver e precisamos de regras para nortear a nossa convivência”, disse. 
O diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Cabral, demonstrou espanto pela necessidade de cuidar da convivência através de um código em pleno século XXI. “Ainda hoje homens agridem mulheres e isso vem ocorrendo cada vez mais”, comentou. Para Cabral, a crise torna necessária que a cidade refaça seu código de convivência esquecido. “Nós retrocedemos devido o equívoco do conceito de liberdade e de respeito ao outro”, pontou.   
A prefeita Paula Mascarenhas agradeceu a UCPel por ser parceira da cidade. “Obrigada por acreditarem em Pelotas e a ajudarem a transformar o futuro”, disse. Durante sua fala, Paula reforçou que a segurança pública segue sendo a grande prioridade do seu mandato. “Olhando esse auditório lotado de pessoas tão representativas fico cada vez mais segura que poderemos transformar o futuro”, projetou.
Na cerimônia de abertura do Fórum, mais 15 empresas aderiram ao Pacto Pelotas pela Paz ao se responsabilizarem com alternativas para prevenção do aumento da criminalidade. Ao todo, 25 empresas e instituições integram a iniciativa, incluindo a UCPel, que através do programa Jovem Aprendiz, oferta curso profissionalizante para jovens entre 14 e 21 anos. 
A programação do 1º Fórum Municipal de Prevenção da Violência Escolar prosseguiu com o Painel Escola da Paz, oportunidade em que a prevenção à violência nas escolas foi discutida. Pela parte da tarde, palestra sobre aprendizagem socioemocional na escola ocorreu seguido de debate.
Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

foto da notícia