UCPel prepara docentes para utilizar método de aprendizagem em equipe

A metodologia Team-Based Learning (TBL ou aprendizagem baseada em equipe) é a nova aposta da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Durante a primeira semana de março, alguns professores participaram de capacitação para aprender o novo método. Ao longo do semestre serão convidados outros docentes para que também possam se aproximar da nova técnica.
O convidado que ministrou a qualificação aos professores foi o especialista em processos educacionais da saúde, Anderson Torreão. De acordo com o palestrante, a proposta da capacitação foi de apresentar as metodologias participativas. “Há uma maior capacidade de aprendizagem quando estimulamos o aluno a participar mais efetivamente do processo de construção do conhecimento”, explica. 
O método de aprendizagem é capaz de estimular a competência do aluno de olhar para o próprio processo de ensino. “O acadêmico passa a entender que o papel do professor nesse caso não é o de transmissor de informação, mas sim de alguém que irá criar oportunidades para desenvolver tal conhecimento”, destaca.
De acordo com Torreão, a prática educacional não é pensada para determinados conteúdos e é capaz de abranger todas as áreas. “Não pensamos em uma formação para docentes da saúde ou para docentes de humanas”, aponta. O propósito da formação é trabalhar com o desenvolvimento de técnicas pedagógicas que possam ser utilizadas em todo cenário educacional.
Conforme a pró-reitora acadêmica, Patrícia Giusti, a Universidade percebeu que havia a necessidade de experimentar novas metodologias pedagógicas e qualificar o corpo docente para as recentes técnicas. “A ideia é usar a aprendizagem em equipe para formar um profissional mais preparado para o mercado de trabalho, um profissional que possua características inovadoras”, finaliza.
Redação: Rafaela Rosa

foto da notícia