Bachettini permanece à frente da UCPel por mais quatro anos

Sustentabilidade, qualidade acadêmica e relação transformadora entre universidade e sociedade serão a tônica da gestão do reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior, para os próximos quatro anos. Reconduzido pelo chanceler e arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, na noite desta quarta-feira (13), Bachettini ficará à frente da Católica por mais quatro anos (2018 -2021). 
Na ocasião, foram designados pelo reitor a pró-reitora Acadêmica, Patrícia Haertel Giusti, a pró-reitora Administrativa, Cláudia Mendonça Lemos, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Moema Chatkin, a diretora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas, Ana Cláudia Lucas e o diretor do Instituto de Formação Humanística, Dom Ricardo Hoepers.  
Os diretores dos órgãos auxiliares também foram designados na solenidade. Bianca Weber dos Santos Neves permanece à frente do Lar da Criança São Luiz Gonzaga; Marcus Bicalho Pinto Rodrigues assume a direção da Rádio Universidade; e Edevar Rodrigues Machado Júnior e Maurício Romel Lopes Karini continuarão como diretores de Assistência e de Gestão do Hospital Universitário São Francisco de Paula, respectivamente.
A programação teve início com uma Missa em Ação de Graças na Capela do Campus I, momento em que Dom Jacinto lembrou que a permanência de Bachettini na UCPel transmite consistência e profundidade. A cerimônia de recondução ocorreu logo em seguida no Salão de Atos da Reitoria, local considerado por Bachettini como a sala mais simbólica da UCPel.
Durante sua fala, o reitor agradeceu o apoio da família e lembrou do começo de seu primeiro mandato, em 2012. “Acreditamos no plano elaborado naquela ocasião e passamos a praticá-lo, mantendo firme sobre a rocha os alicerces da governança: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade”, pontuou. 
A Universidade como geradora de soluções para problemas coletivos, da aprendizagem cooperativa para a formação de redes sólidas foram destacadas pelo líder da UCPel em sua saudação de posse. Bachettini agradeceu ainda o empenho e comprometimento de sua equipe. “Montamos um time responsável, que deixou de culpar outras pessoas e o sistema e passou a praticar ideias e soluções”, disse. A esperança, mencionada pelo reitor, tornou o horizonte mais largo e foi responsável por fazer a equipe ver mais longe, além dos problemas. “A esperança é livre, encontra sempre uma saída”, ressaltou.   
Presente na cerimônia, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, mencionou a importância do trabalho realizado pela UCPel para a comunidade. “Nesse momento represento a comunidade de Pelotas e trago o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Católica, pautado no compromisso com o futuro de Pelotas e com o desenvolvimento da Região”, disse. A prefeita ainda agradeceu Bachettini pelo seu entusiasmo, compromisso, competência e por tudo que está sendo feito para tornar a UCPel referência nacional. 
Crédito foto: Rafael Takaki
Redação: Rita Wicth – MTB 14101

foto da notícia