UCPel debate curricularização de projetos de extensão

Com o objetivo de dialogar sobre a curricularização dos projetos de extensão dentro da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Salão Universitário ofereceu a atividade ‘Roda de Conversa Extensão’. Diversos docentes e acadêmicos se reuniram na última sexta-feira (27) para pautar efetivas maneiras de tornar a extensão curricularizada e com isso garantir que a participação dos alunos em atividades voltadas para a comunidade seja potencializada. 
A temática da curricularização vem sendo discutida na UCPel desde 2012, visto que o Plano Nacional de Educação (PNE) exige o cumprimento de 10% das atividades de extensão dentro do currículo. Por ser uma Universidade comunitária e que escuta os anseios da comunidade, a UCPel praticamente já desenvolve a meta exigida. O que ocorre no momento é a tentativa de institucionalizar estas práticas e tornar visível o comprometimento da Universidade com a comunidade. 
De acordo com a pró-reitora acadêmica, Patrícia Haertel Giusti, a UCPel tem como meta formar profissionais qualificados que possam responder às urgências da comunidade. A regularização dos projetos de extensão serve para tornar a prática extensionista como algo de toda a comunidade acadêmica. “Não se pode tratar a extensão como algo exclusivo de um professor. É necessário tornar algo de todos, e que todos possam fazer dentro da sala de aula, dos estágios e dos próprios trabalhos de conclusão de curso”, ressalta. 
Para o professor do curso de Fisioterapia e coordenador do projeto de extensão ‘Atenção Fisioterapêutica na Comunidade’, Flaviano Moreira, a curricularização irá tornar a extensão ainda mais importante. Ele salienta que a importância dos programas e projetos está diretamente ligada ao futuro profissional do acadêmico, visto que através da prática extensionista o aluno consegue visualizar o seu futuro. “Conseguimos perceber o aluno antes da extensão e pós-extensão, o quanto ele avança na graduação”, destaca. 
Com a curricularização das práticas extensionistas, a UCPel fortalece a sua essência como instituição comunitária. A pró-reitora destaca que toda extensão responde a uma necessidade da comunidade, e quando a Universidade consegue dialogar com a comunidade todos saem ganhando. “A extensão consegue tornar visível o que de fato a UCPel faz e o que de fato a UCPel é”, finaliza. 
No momento, a UCPel conta com oito programas e seis projetos de extensão de diferentes cursos de graduação. Cerca de 150 acadêmicos estão envolvidos diretamente com a extensão. 

Redação: Rafaela Rosa

foto da notícia