Conselheiro da UCPel Flávio Herter é homenageado no XV Enfrute

O Conselheiro da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Flávio Herter, recebeu homenagem no XV Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) devido a contribuição de suas pesquisas para a área. O agrônomo, formado em 1972, trabalhou por 28 anos na Embrapa e atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 
 
Além da contribuição por inúmeras pesquisas, Herter sempre auxiliou na escolha de temas abordados em edições anteriores do evento. Também contribuiu para uma melhor articulação entre pesquisadores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Como sempre orientei muitos pesquisadores dos estados vizinhos e circulei bastante por essas localidades, acabou gerando um entendimento de colaboração para a realização do Enfrute”, comentou. 
Realizado no município de Fraiburgo, Santa Catarina, o encontro é considerado um dos mais importantes da fruticultura brasileira por reunir a cada dois anos pesquisadores internacionais, produtores rurais, técnicos, professores, estudantes e empresas da fruticultura. Também configura-se como espaço para a realização de fórum de apresentação e discussão de novas tecnologias de produção para a fruticultura.
Herter é pesquisador nível 1 do CNPq, coordenador de projetos internacionais no programa Capes/Cofecub com a França e Japão. Possui mestrado em Agrometeorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Fisiologia Vegetal pela Université Blaise Pascal Clermont Ferrand, França. 
Sobre a premiação, o docente e conselheiro da UCPel não imaginava que iria receber o reconhecimento. “Como nunca fiz o meu trabalho esperando por isso, nunca pensei em receber a distinção, mas foi muito bonita a surpresa. Pude dividir esse momento com os organizadores do evento e com os alunos de minha orientação”, comentou. 
Na UCPel, sua história começou como integrante do Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC). Com a posse do arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da Católica, Dom Jacinto Bergmann, Herter foi convidado para assumir uma cadeira Conselho Superior. “Sempre militei na Igreja Católica e devido a isso fui convidado por Dom Jacinto a integrar o conselho”, finaliza. 
Redator: Rita Wicth – MTB 14101

foto da notícia