UCPel cria campanha para estimular a devolução de livros

Considerada o coração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Biblioteca Monsenhor Malomar Lund Edelweiss, localizada no Campus I, vem enfrentando dificuldades para conscientizar acadêmicos sobre a importância da devolução de livros emprestados. Atualmente, mais de 200 obras deixaram de estar disponíveis no acervo por não terem sido devolvidas. Títulos com grande número de acessos como Bates Propedêutica Médica e Arte de Projetar em Arquitetura, por exemplo, configuram na lista.
São mais de 3 mil consultas/empréstimos a cada mês nos espaços físicos e mais de 700 virtualmente, através da plataforma Minha Biblioteca. Cada estudante da UCPel pode pegar emprestado até 10 livros que, em caso de não serem renovados, deverão ser devolvidos dentro do prazo de sete dias, informa a coordenadora da Biblioteca, Cristiane Chim.  
Ao não entregar os títulos dentro do prazo, diversos acadêmicos são prejudicados. Através da campanha desenvolvida pelo Núcleo de Comunicação e Relacionamento da UCPel, a Biblioteca espera aumentar o número das obras disponíveis, que também são bastante acessadas localmente pela comunidade. “Junto com a campanha, a Biblioteca também tem uma política para aquisição de novos livros, visando qualificar ainda mais o acervo que ultrapassa os cem mil volumes”, informa Cristiane.
Além de estimular a devolução, outra campanha voltada para incentivar o pagamento de débitos também deverá ser lançada em breve. “Estamos mantendo contato com os alunos e solicitando a devolução e o pagamento da multa”, comenta a bibliotecária. Grande parte das multas existentes são de valores baixos, em torno de R$ 6.  Para aqueles que devem valores mais altos, deverá ser criada formas de pagamento com condições diferenciadas. 
Acadêmicos da UCPel podem verificar sua situação com a Biblioteca através do site http://biblioteca.ucpel.edu.br/ ou presencialmente nas bibliotecas Biblioteca Monsenhor Malomar Lund Edelweiss (Campus I), Setorial Franklin Olivé Leite (Campus Saúde), Biblioteca Setorial Hospital Universitário São Francisco de Paula e Biblioteca Setorial do Instituto de Teologia Paulo VI. 
Redator: Rita Wicth – MTB 14101

foto da notícia