Azonasul apoiará pleito de ampliação do Pronto Socorro de Pelotas

A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) encaminhará junto ao Governo Federal o pleito que prevê a ampliação do Pronto Socorro de Pelotas (PSP). Reunião promovida nesta última semana com a direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) e representantes da Secretaria Municipal de Saúde tratou sobre o assunto.
Conforme o diretor técnico do HUSFP, Edevar Machado Junior, o projeto está orçado em R$ 4,5 milhões e prevê a construção do segundo piso com ampliação de serviços prestados à comunidade regional. O diretor também aproveitou a oportunidade para apresentar os projetos de implantação de atendimentos de referência para as áreas de cardiologia e oncologia. “A nossa instituição de saúde quer trabalhar, também, com a alta complexidade para suprir a demanda da Zona Sul”, disse.
Já o presidente da Azonasul, Favio Telis (PMDB), prefeito de Jaguarão, mostrou-se preocupado com o quadro da saúde na região, principalmente em função do fechamento dos leitos em hospitais de pequeno porte. “A situação é preocupante. Os investimentos são de suma importância para suprir os atendimentos. Vamos montar uma estratégia com o projeto e nova mobilização regional a exemplo do que estamos fazendo pelas obras de duplicação da BR 116”, afirmou Favio.
A perspectiva da Azonasul é reunir os dados para a produção do documento durante a próxima semana e entregar o projeto durante audiência com a senadora Ana Amélia Lemos, prevista para ocorrer no dia 12 de setembro, durante a agenda que as lideranças da região terão em Brasília. Expectativa é de envolver a Bancada Gaúcha em mais esse pleito da zona sul.
Encaminhamento
A reunião para tratar sobre a ampliação do PSP foi agendada pelo ex-vereador Rafael Amaral, que anunciou encaminhamento político ao assunto, acompanhada, também, pelo administrador do Hospital, Maurício Karini e pela secretária de Saúde de Pelotas, Ana Costa. Após a apresentação e discussão dos projetos, os participantes fizeram visita técnica às dependências do Pronto Socorro e analisaram a viabilidade das obras previstas para o local.
Redação: Assessoria de Imprensa da Azonasul