Representantes da UCPel visitam projetos regionais na Itália

Representantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e uma comitiva de entidades que compõem o Programa Líder, do Sebrae, estão na Itália para mais uma rodada de atividade em prol da criação de um Observatório Regional. A segunda visita à Universidade de Milão terá como principal objetivo delinear um modelo de governança para atender as principais necessidades das regiões Sul, Campanha e Fronteira. 
Serão cinco dias de atividades de campo, com visitas agendadas para no mínimo três cadeias produtivas nas áreas do vinho, carne e leite. “Essas também são as cadeias escolhidas para protagonizar o desenvolvimento das três regiões escolhidas pelo Líder”, comenta o coordenador de graduação e extensão da UCPel e integrante da comitiva, Luiz Fernando Meirelles. O professor da Católica, Cristiano Klinger, também participa do grupo. 
A Comitiva composta pelo Sebrae, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), representando a região da Campanha, e Associação Rural de Pelotas terão como meta após o retorno da viagem definir como deverá ser o funcionamento do Observatório Regional. Conforme Meireles, 25% do Observatório pode ser considerado como pronto. Devido à complexidade do projeto e por não existir uma outra experiência bem sucedida no Estado, ainda é difícil estimar um prazo para o início das atividades.
A escolha de um modelo de governança, o que deverá ser feito logo após o retorno da comitiva, irá possibilitar a identificação do aporte financeiro necessário de investimento. Através do Observatório, será possível apoiar em um primeiro momento o desenvolvimento regional das três cadeias previamente definidas. Entretanto, futuramente, outras vocações econômicas das três regiões deverão ser estimuladas com os dados disponibilizados.      
Assim que o Observatório estiver em funcionamento, será possível informar os produtores com dados coletados em tempo real. “Hoje em dia conseguimos trabalhar principalmente com bases secundária, como dados do IBGE e de fundações de estatísticas, que embora tenham dois ou três anos, já são dados históricos”, pontua.  Ainda de acordo com Meirelles, o Observatório terá o papel de mapear e criar elementos que auxiliem as lideranças na criação de políticas públicas, estratégias de concorrência e de mercado, por exemplo. O grupo retorna da Itália no dia 15 de julho. 

foto da notícia