Inscrições para cursos de nivelamento começam dia 31

O Núcleo de Apoio ao Estudante da Universidade Católica de Pelotas (NAE/UCPel) promove mais uma edição do Programa de Nivelamento. São ofertadas aos acadêmicos da Instituição vagas gratuitas para os cursos de Informática, Língua Portuguesa e Matemática, com aulas presenciais e a distância (EaD).
O Programa de Nivelamento visa dar continuidade à formação inicial, mantendo encontros quinzenais com os discentes matriculados nos cursos de graduação da UCPel. O principal objetivo é auxiliar na revisão de conteúdos aprendidos durante o Ensino Médio, mas que seguem sendo de extrema importância no Ensino Superior, principalmente nos períodos iniciais.
Os encontros de Língua Portuguesa ocorrem a partir do dia 12 de agosto e serão realizados presencialmente no sábado, das 9h às 12h, na sala 338C, e a distância, pela plataforma Moodle. As aulas de Matemática começam no dia 19 de agosto e ocorrerão aos sábados, das 9h às 12h, na sala 336C, também com atividades realizadas pelo Moodle. O curso de Informática será ofertado através de duas turmas, com encontros nas quartas-feiras ou nas quintas-feiras, das 18h às 19h. O primeiro encontro ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto, respectivamente, e as atividades serão realizadas no Laboratório 10.
Podem realizar a inscrição nos cursos de nivelamento qualquer acadêmico da UCPel, basta acessar o link goo.gl/aF4jQv. As inscrições iniciam no dia 31 de julho e devem ser realizadas até o dia 09 de agosto. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento. Confira abaixo o que será abordado em cada curso:
Língua Portuguesa
 Oferecer a oportunidade de aprimoramento das habilidades de compreender e escrever, em português, textos de diversos gêneros.
 Proporcionar aos participantes, por meio da teoria e prática, o reconhecimento de conceitos de gramática e gênero textual, suas diversas modalidades, visando o uso dos mesmos;
 Aperfeiçoar a leitura e a interpretação;
 Desenvolver aspectos de coesão e coerência;
 Oportunizar práticas de escrita, de produção e também o esclarecimento de uso;
 Apresentar as regras da Nova Ortografia;
 Trabalhar a pontuação, o uso de pronomes e a concordância nominal/verbal.
 Informática
 Promover a capacitação de alunos para trabalharem com os recursos básicos de Windows, Word, PowerPoint e Internet através de módulos.
 Apresentar noções básicas e conceitos da informática e do seu funcionamento.
 Contribuir para um processo de democratização do conhecimento e inclusão digital visando, também, o desenvolvimento pessoal e acadêmico.
 Conhecer os ambientes virtuais SAPU e Moodle e seu funcionamento.

Matemática
 Melhorar as condições do ensino-aprendizagem de Matemática atendendo as expectativas e necessidades individuais, minimizando as dificuldades apresentadas pelo aluno;
 Proporcionar uma nova visão do estudo de Matemática, por meio de procedimentos interessantes, agradáveis e de fácil compreensão.
 Revisar cálculos numéricos, cálculos algébricos, conceitos básicos matemáticos;
 Aplicar os conceitos matemáticos na resolução de problemas práticos;
 Propiciar a troca e a experimentação que muito favorecem o aprimoramento do processo educativo;
 Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
 Garantir o interesse e o gosto pelo aprender promovendo o uso adequado e prazeroso do Laboratório de Matemática.