Dom Jacinto Bergmann recebe título de Cidadão Pelotense

Cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Pelotas, na última sexta-feira (7), homenageou o primeiro Arcebispo Metropolitanto de Pelotas e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann. Ele recebeu o título de Cidadão Pelotense por sua atuação junto à comunidade.
A homenagem foi realizada por meio do Projeto de Lei nº 6464, apresentado pelo presidente do Legislativo Municipal, Luiz Henrique Viana.  Natural da cidade de Alto Feliz, Dom Jacinto está em Pelotas há quase oito anos. “Logo que cheguei aqui, já amei essa cidade. Agora, com esse título, sinto que devo amar mais ainda. Amar Pelotas significa amar as pessoas que fazem parte dessa história”, destacou o arcebispo. 
O título de cidadão pelotense é concedido a pessoas dedicadas ao desenvolvimento de trabalhos com grande impacto positivo na comunidade. O proponente da homenagem a Dom Jacinto destacou que essa é uma forma de reconhecimento a quem se dedica a fazer o melhor para uma cidade que acolheu como sua.  
Dom Jacinto foi ordenado sacerdote em 1976 na cidade de São Leopoldo. Atuou como professor no Brasil após completar mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, e na Escola Superior de Teologia Sankt Georgen, em Frankfurt.
Em 2009, Dom Jacinto foi nomeado pelo Papa Bento XVI, bispo da Diocese de Pelotas, sucedendo Dom Jayme Chemello. Menos de dois anos depois ele assumiu como primeiro Arcebispo Metropolitanto de Pelotas, quando a Diocese da cidade foi elevada a Arquidiocese. 

foto da notícia