Construção de conhecimentos ligados à docência será tema de seminário na UCPel

Um seminário para aprofundar a construção dos conhecimentos ligados à docência será uma das ações propostas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Católica de Pelotas (Pibid/UCPel) para ocorrer no segundo semestre letivo. O evento ocorrerá no dia 23 de agosto e se somará a outras atividades previstas para o período.
Conforme o coordenador institucional do Pibid, professor Daniel Botelho, o seminário está sendo planejado para promover a interlocução entre as diferentes licenciaturas com o objetivo de aprofundar a construção de conhecimentos relacionados à docência. “Esses espaços são necessários para promover momentos de troca entre saberes e reflexões da realidade da educação básica”, comenta.
Incentivar a participação dos bolsistas no Salão Universitário – que ocorre de 24 a 27 de outubro na UCPel -, é outra meta dos coordenadores Vera Luci Savedra, Enir Cigognini, Matilde Contreras e Ieda Assumpção, que junto ao professor Daniel Botelho são os responsável pelo Pibid na UCPel. Através das comunicações orais, os bolsistas promoverão o diálogo com a comunidade acadêmica e aumentarão a visibilidade das ações desenvolvidas pelo Programa no contexto da formação docente.
Presente em sete escolas públicas de Pelotas, o Programa desenvolvido pela UCPel é responsável por proporcionar aos acadêmicos bolsistas dos cursos de licenciatura as vivências no espaço escolar. São 42 acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Filosofia e Letras responsáveis por executar atividades planejadas de acordo com as necessidades de cada escola.
O Pibid é uma iniciativa que objetiva o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.  As escolas que recebem os acadêmicos da UCPel são: Escola Municipal Ensino Fundamental Dr. Joaquim Assumpção, Escola Estadual Ensino Fundamental Fernando Treptow, Escola Estadual Ensino Fundamental Jardim de Allah, Escola Estadual Ensino Fundamental Padre Anchieta, Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, Escola Estadual Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira e Escola Estadual de Ensino Fundamental Lelia Romanelli Olmos.