Câmara de Vereadores concede a Dom Jacinto Bergmann o título de Cidadão Pelotense

O primeiro Arcebispo Metropolitanto de Pelotas e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann, será homenageado pela Câmara de Vereadores de Pelotas com o título de Cidadão Pelotense. A cerimônia ocorrerá nesta sexta-feira (07), às 19h, no plenário da Câmara. A honraria é concedida pelo Projeto de Lei nº 6464, apresentado pelo presidente do Legislativo Municipal, Luiz Henrique Viana.

Workout Routines For Men Bodybuilding : Natural Breast Enhancement | Natural Breast Augmentation 39 are steroids allowed in strongman rdx weight lifting belt back support fitness gym bodybuilding training workout

A atuação de Dom Jacinto junto à comunidade, o zelo pela fé e pela doutrina da Igreja foram os motivos que levaram o vereador a prestar o reconhecimento. “Esse cidadão de Alto Feliz tem feito muito por Pelotas desde que veio para cá como bispo auxiliar”, lembra o parlamentar, que é católico e atuante na Igreja há mais de 30 anos.
O título de Cidadão Pelotense é concedido para pessoas que fazem Pelotas ser o que é, explica Viana. “Com a ajuda da estrutura da Igreja, Dom Jacinto faz pela comunidade de Pelotas o que o Poder Público deveria fazer”, avalia.
Dom Jacinto Bergmann nasceu no dia 29 de outubro de 1951, em Alto Feliz (RS). Em 1964, ingressou no Seminário Menor São José, em Gravataí, onde fez os estudos secundários. Entre 1971 e 1974, cursou Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, e entre 1973 e 1976 estudou Teologia no Instituto de Teologia e Ciências Religiosas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Foi ordenado sacerdote em 30 de outubro de 1976, em São Leopoldo e no ano seguinte assumiu como vigário paroquial na Paróquia São Pedro, em Porto Alegre, onde ficou até 1981. Deste ano até 1986, fez mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, e na Escola Superior de Teologia Sankt Georgen, em Frankfurt. De volta ao Brasil, passou a atuar como professor.
Em 2001, assumiu a subsecretaria de Pastoral na CNBB, em Brasília, quando o Papa João Paulo II o nomeou bispo titular de Ausuccura e auxiliar na Diocese de Pelotas. Foi ordenado bispo na Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas, por Dom Jayme Chemello, no dia 14 de julho de 2002. Em 15 de junho de 2004, foi nomeado bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina.
O Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Pelotas no dia 1º de julho de 2009, sucedendo Chemello, e tomou posse em 27 de setembro de 2009. Em 13 de abril de 2011, a Diocese de Pelotas foi elevada a Arquidiocese e Dom Jacinto nomeado o primeiro Arcebispo Metropolitanto de Pelotas.