Quiosque Nelson Nobre será totalmente reformado pela UCPel

O quiosque Nelson Nobre Magalhães, localizado no calçadão da rua XV de Novembro, será totalmente reformulado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e, posteriormente, entregue para administração pela Prefeitura de Pelotas. Todo o acervo do pesquisador e preservacionista permanecerá no Centro de Pesquisa e Documentação Nelson Nobre Magalhães (CPDOc), que tem sede no Laboratório de Acervo Digital (LAD) da Católica, no Campus I.
A retirada da estrutura do Calçadão está prevista para ocorrer na manhã desta terça-feira (30). O quiosque será completamente restaurado, com qualificação da parte estrutural, troca de vidros, piso e instalação de nova rede elétrica. A previsão de término da obra é de 60 dias. Após a restauração, a estrutura ficará sob responsabilidade da Prefeitura.
Com a morte de Nobre no ano de 2007, a Universidade ficou responsável por catalogar e digitalizar todos os documentos, fotografias e publicações existentes em seu acervo. A parceria do preservacionista com a UCPel se iniciou no ano de 2001, com a criação de um CD multimídia, lembra a coordenadora do Ponto de Cultura da UCPel, professora Fabiane Marroni. 
Desde então, toda a documentação de Nobre está localizada em um espaço apropriado e aberto para a pesquisa da comunidade. O LAD é um espaço voltado para a pesquisa, ensino e extensão. Acadêmicos da iniciação do curso de Letras, por exemplo, estão analisando poesias publicadas no Almanaque de Pelotas e na Revista Ilustração Pelotense. Outro exemplo de uso está na área do Design de Moda, em que estudantes pesquisam imagens do século XX para entender a moda desse período. 

foto da notícia