Pacto Universitário debaterá a situação da mulher no sistema prisional brasileiro

Mais uma atividade proposta pelo Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos tem data para ocorrer na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). No dia 08 de maio, um painel com o tema “A Situação das Mulheres no Sistema Prisional” ocorrerá, às 19h15min, no Auditório Dom Antônio Zattera.
Serão panelistas do evento a doutora em Serviço Social, Ana Caroline Jardim, a assistente social no Presídio Regional de Pelotas, Gabriela Di Muro, e a professora da UCPel, Marina Ghiggi. O tema para o evento foi proposto devido ao aumento da população carcerária feminina, demonstrada através de relatório pelo do Departamento Penitenciário Nacional.
Entre os anos de 2000 e 2014, o aumento foi de 567% e atinge especialmente as mulheres de baixa escolaridade, negras, condenadas, em sua maioria, à pena privativa de liberdade de até 8 anos, informa a coordenadora do Comitê na UCPel, professora Ana Cláudia Vinholes Lucas. Conforme explica a docente, discutir a situação da mulher presa permite entender e diagnosticar falhas do sistema de justiça criminal, além de viabilizar a elaboração de políticas públicas de caráter preventivo ao ingresso da mulher no sistema carcerário.
A realização dos encontros é promovida pelo Comitê Gestor do Pacto e deverá ocorrer com frequência de pelo menos uma vez por mês. Os temas dos encontros serão diversos e transversais, todos relativos ao respeito aos Direitos Humanos. Para o mês de junho, já está sendo programado um painel sobre o tema Justiça pela Paz – Conciliação e Mediação.
Na avaliação da coordenadora do Pacto, as atividades propostas vêm despertando o interesse da comunidade universitária em discutir temas que permeiam os Direitos Humanos. “A existência da disposição para o debate evidencia que ainda vivemos numa sociedade em que as violações de Direitos Humanos são frequentes”, justifica Ana Cláudia.
O painel é aberto a acadêmicos, professores e funcionários da UCPel. A comunidade em geral também pode participar.