Alunos da UCPel passam a contar com nova plataforma digital

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está disponibilizando uma nova ferramenta digital aos alunos, a partir deste semestre. A Plataforma Google For Education, em uso desde 2016 por professores e funcionários, oferece acesso a um conjunto de aplicações e serviços em cloud computing, serviço onde determinados recursos são oferecidos e informações compartilhadas, permitindo que o aluno acesse o material de estudo de qualquer dispositivo ou local.
A ferramenta, já utilizada em inúmeras universidades, é uma importante aliada no processo de ensino-aprendizagem, visto que é um local único e ilimitado para armazenar informações e pode ser acessado de diferentes dispositivos e locais, desde que haja conexão com a internet. Tais características facilitam e qualificam a organização de informações e a produção de trabalhos em grupo, por exemplo.
Outras vantagens que os alunos da UCPel vão ter com a implantação do serviço na Instituição é a agilidade na comunicação com os professores, já que tanto o acompanhamento como o feedback poderão ser feitos de forma online. Além disso, conteúdos poderão ser previamente publicados, aprofundando as discussões em sala de aula. De acordo com o coordenador de Graduação e Extensão da UCPel, Luiz Fernando Tavares Meirelles, dessa forma o ensino-aprendizagem se torna mais instigante e significativo.
Meirelles destaca ainda a facilidade em utilizar a plataforma, o que beneficia alunos de diferentes níveis tecnológicos. “As aplicações e os serviços da Google possuem interface amigável, com componentes padronizados para diferentes aplicações, o que acelera e facilita o processo de aprendizagem. Além disso, no primeiro acesso ou quando novas funcionalidades são implementadas, os usuários são notificados e podem seguir pequenos tutoriais para utilização”.
Na visão do coordenador, o uso do Classroom – sistema de sala de aula online – e de outras aplicações, como documentos, apresentações, planilhas, formulários e Youtube, pode ocupar pedagogicamente o tempo que os alunos dedicam aos seus dispositivos, em especial aos smartphones. “Somos cidadãos da chamada Sociedade do Conhecimento, portanto, a Plataforma G Suite for Education da Google deverá fazer parte do nosso kit de sobrevivência”, finaliza o coordenador.