Próximas etapas do Programa Líder na região serão definidas em encontro na UCPel

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o SEBRAE/RS reúnem-se nesta quinta-feira (06), às 19h, para discutir as próximas ações de implantação do Programa Líder na Zona Sul. O encontro contará com a presença do grupo de trabalho da iniciativa para a região e tratará sobre temas como a implantação de um observatório regional, o convênio entre a UCPel e Universidade Católica de Milão e a criação de um programa de Pós-Graduação com ênfase em desenvolvimento regional e empreendedorismo. 
O planejamento feito pela UCPel para alavancar o desenvolvimento da Zona Sul será apresentado durante o encontro. Nele consta a definição da missão, visão e valores, e a descrição das ações estratégicas voltadas para alavancar o desenvolvimento territorial. Um dos pontos que deverá ter prioridade durante a reunião será a criação de um observatório para servir de apoio para a governança da região, informa o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Fábio de Castro Neves. 
O observatório será composto por integrantes das regiões Zona Sul, Campanha e Fronteira Oeste e monitorará as ações e resultados obtidos através do planejamento, além de também subsidiar a governança local com diversos tipos de informações. Ainda de acordo com Castro Neves, no encontro será tratada a criação de um programa de pós-graduação voltado ao incentivo do desenvolvimento regional e empreendedorismo.      
Nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste também estão ocorrendo reuniões de definições das próximas etapas. Representam a UCPel no Líder o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior e os coordenadores do EDR, Samuel Ongaratto e Fábio Castro Neves. Os eixos escolhidos para receber as ações planejadas pelo projeto são agronegócio, turismo, recursos hídricos, educação básica, energias limpas e alta tecnologia.

foto da notícia