Pacto Universitário pelos Direitos Humanos será lançado oficialmente nesta quinta-feira

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoverá nesta quinta-feira (27) um evento para marcar sua adesão ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos. O painel, intitulado “Estado, Direitos Humanos e Interculturalidade”, ocorrerá às 19h15min no Auditório Dom Antônio Zattera, e contará com a presença dos pesquisadores Aline Mendonça dos Santos, Élida de Oliveira Lauris dos Santos e Mauricio Hiroaki Hashizume. 
Integrante da proposta criada pelos Ministérios da Educação e da Justiça, a UCPel já realiza desde fevereiro deste ano algumas atividades dentro da iniciativa. Conforme explica a coordenadora do Comitê na UCPel, professora Ana Cláudia Vinholes Lucas, a elaboração do plano para os eixos ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência universitária e comunitária está sendo finalizado e várias atividades vêm sendo realizadas ou já estão programadas para ocorrer.   
Será mediadora do evento a professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/UCPel), Aline Mendonça dos Santos, integrante da equipe de Boaventura de Sousa Santos no projeto “ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo”, assim como os dois painelistas, Élida de Oliveira Lauris dos Santos e Maurício Hiroaki Hashizume. 
Élida foi secretária-executiva do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff e atualmente realiza seu pós-doutorado no PPG em Política Social da UCPel. “Os dois palestrantes são vinculados à Universidade de Coimbra e possuem grande atuação voltada para a área de Direitos Humanos”, complementa a docente. 
Na abertura do evento, a coordenadora do Pacto vai apresentar o planejamento das ações da UCPel para os próximos cinco anos. Na sequência, os convidados farão suas falas e em seguida será aberto o debate para participação do público. O evento é gratuito e aberto ao público interessado.

foto da notícia