Circuito Universitário de Cinema traz questões relacionados aos direitos humanos à UCPel

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe na segunda-feira (10), às 19h, no Auditório Dom Antônio Zattera, o Circuito Universitário de Cinema, quando será exibido o documentário “Meu nome é Jacque”. Essa é a primeira ação do comitê da UCPel para o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, encabeçado pelo Ministério da Justiça e Cidadania e Ministério da Educação. 
O documentário, com direção de Ângela Zoé, retrata a história de uma mulher, transexual brasileira, portadora de HIV que tem sua trajetória marcada por ser ativista de direitos humanos e militante a favor dos soropositivos. O filme aborda a diversidade e apresenta os inúmeros desafios que foram rompidos pela personagem, levantando uma reflexão sobre preconceito, homofobia e identidade de gênero. 
O Pacto Nacional Universitário foi criado pelo Governo Federal no final de 2016. A Católica aderiu ao movimento em fevereiro deste ano. A iniciativa conta com cinco eixos de atuação: ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência universitária e comunitária. As atividades do pacto serão desenvolvidas pelos próximos cinco anos. 
A diretora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas e membro do comitê do Pacto na UCPel, professora Ana Cláudia Lucas, salienta que a Católica sempre esteve atenta às questões da promoção da diversidade, cultura da paz e dos direitos humanos. “Agora que a Universidade fez a adesão ao pacto, está particularmente envolvida em ações que promovam os direitos humanos. E nessa perspectiva, é exatamente a realização de mostras cinematográficas que abordem temas dessa natureza como uma forma de reflexão e de discussão pela comunidade acadêmica”, comenta.
Após a exibição do filme, a bacharel em Direito, egressa da UCPel, Taiane Machado Fagundes, e a professora do curso de Direito, Anelize Maximila Corrêa, promoverão um debate sobre a temática do documentário,

foto da notícia