Incubada do Ciemsul/UCPel organiza programação para o mês das mulheres

É principalmente no mês de março que as problemáticas enfrentadas pelas mulheres em seu cotidiano ganham destaque. Esse período também é o momento ideal para trabalhar o empoderamento e o empreendedorismo feminino, oportunidade que o Grupo Mulheres Empreendedoras do Sul vai aproveitar para realizar evento sobre networking e aprendizado no dia 23 de março.
Empresa integrante do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel), o Grupo Mulheres Empreendedoras do Sul existe há um ano e desenvolve diversas ações para incentivar o empreendedorismo entre as mulheres. “Já que conversamos sobre empreendedorismo e empoderamento durante todo o ano, queremos aproveitar o mês da mulher para estimular o debate sobre o tema em vários espaços”, explica a criadora da empresa, Renata Louzada. 
Um evento para promover o networking, fomentar novas parcerias entre mulheres e promover aprendizado ocorrerá no dia 23 de março, a partir das 17h, no Pelotas Parque Tecnológico. Intitulado ‘Empreenda sua vida: mude sua história’, o encontro inicia às 17h com uma rodada de negócios, seguido da apresentação do Grupo Mulheres Empreendedoras do Sul que falará sobre o tema ‘Rotas para mulheres empreendedoras’.
Na sequência, a coach e especialista em negócios femininos, Renata Werner, aborda o tema A internet como sua ferramenta de realizar sonhos… Empoderamento, Empreendedorismo e Sucesso. Encerra a atividade palestra da escritora mineira Paula Quintão, intitulada Sobre nós Mulheres e Sobre ser Possível Empreender Nossos Sonhos, Nossos Negócios e Nossas Vidas.
Além da palestra, o grupo também formado pelas empreendedoras Érica Martins, Liliane Rodrigues e Elizabeth Kickhofel, promove a segunda edição da campanha “Com que bolsa eu vou?” de 01 a 31 de março. A ação promovida em parceria com Prefeitura Municipal de Pelotas e o Conselho da Mulher arrecada bolsas em bom estado para serem doadas a mulheres em situação de risco social. 
Conforme Liliana, junto à bolsa é solicitado que as doadoras incluam itens de higiene, beleza e escrevam uma mensagem especial para as mulheres que irão receber as doações. “Essa iniciativa tem um foco social, no sentido de promover o empoderamento, a autoestima e um estimulo para aquelas que recebem as mensagens”, avalia Liliana.
Os pontos de coletas serão as secretarias de Educação, Cultura, Assistência Social, Saúde, Habitação e Segurança e Paço Municipal. “As bolsas arrecadadas são doadas em eventos realizados ao longo do ano”, explica Renata. Na primeira edição da campanha, foram arrecadadas 182 bolsas, com doações vindas de outras cidades do estado.    
Durante todo o mês de março, as quatro sócias ainda irão participar de diversos eventos realizados na cidade. Oficinas culinárias realizadas em associações de bairro, palestras sobre empreendedorismo em empresas e outros eventos contarão com a presença do grupo. 
Empreendedorismo em rede
Criada em fevereiro de 2016, o Grupo Mulheres Empreendedoras do Sul atua através de quatro frentes, informa Érica. A primeira delas, que deu inicio ao empreendimento, foi a produção de conteúdo sobre temas ligados ao universo feminino e empreendedorismo. Todo o material é publicado em um blog e compartilhado através de Redes Sociais.
A segunda frente é o projeto Rede Mulheres do Sul, criado para promover encontro entre mulheres incentivando a realização de networking. A terceira é a incubada A Executiva, escola que promove capacitação presencial e online para mulheres empreendedoras. Ainda em fase de finalização, a quarta frente está voltada para promover soluções através da tecnologia. 
Assim como muitas mulheres que resolvem trilhar o caminho do empreendedorismo, o grupo, idealizado por Renata, nasceu devido sua necessidade de estar mais presente na vida dos filhos. “Ao sair do meu emprego formal, comecei a pesquisar temas sobre empreendedorismo e vi como existia pouca informação”, lembra. Renata criou um blog, que já de início teve boa repercussão. 
A partir daí, convidou suas três sócias para também integrar o projeto. 
“A repercussão foi tão legal que as pessoas começaram a interagir com o nosso grupo e nos fizeram perceber que ainda existiam necessidades e novas possibilidades nessa área”, lembra Liliana. Logo em seguida, começaram os encontros presenciais mensais com palestras e networking. 
De acordo com Elizabeth, a principal virtude do grupo é que suas integrantes se complementam. “Temos ideias e conseguimos concretiza-las. Somos as responsáveis por todo o planejamento e execução de cada etapa das frentes da empresa”, diz. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo, acesse o site    www.redemulheresdosul.com, o grupo do Facebook https://www.facebook.com/groups/mulheresempreendedorasdosul/?fref=ts e demais plataformas 
http://bit.ly/mulheresempreendedorasdosul  e  http://bit.ly/linkedinMES. Mais informações sobre o evento do dia 23 estão disponíveis através do link http://bit.ly/EmpreendasuaVidaMudesuaHistoria

foto da notícia